CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS - LASER, JATO DE TINTA E MATRICIAL, MULTIFUNCIONAL E LASER COLORIDA

CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS - LASER, JATO DE TINTA E MATRICIAL, MULTIFUNCIONAL E LASER COLORIDA

Artigos

Resolvendo problemas simples de impressoras


Com certeza, você já passou pela situação de estar imprimindo um documento e no meio do processo a impressora resolver falhar. Normalmente estes problemas rotineiros são mais simples de serem resolvidos do que a repercussão que geram. Portanto, não precisa entrar em pânico ou sair mexendo na impressora inteira, veja nossas dicas!

Minha impressora está engasgando com papel


Papel preso na impressora

Isto acontece quando algo interrompe a passagem do papel em seu caminho da bandeja até a saída do documento impresso. O resultado disto é a impressão em uma folha de papel toda amassada ou a interrupção no meio do processo, onde a máquina trava e fica no aguardo de alguém tirar a folha parcialmente impressa.


Solução


Desligue a impressora para não correr o risco de se machucar ou causar danos ao equipamento. Se sua impressora for laser, aguarde ela esfriar. Depois disso abra o compartimento onde a folha está presa e retire o papel cuidadosamente pelo sentido que ela normalmente percorreria na impressora.

Seja minucioso e tire todas as folhas e fragmentos que podem vir a interromper o fluxo em impressões futuras. Ocorrendo tudo nos conformes, feche todas as portas e travas, alimente a impressora com papel seco e ligue a máquina. Já se acontecer de danificar algum componente interno ou processo de impressão não recomeçar de onde foi interrompido, é melhor recorrer a um serviço de assistência técnica.

A interminável fila de impressão


Por mais moderna que seja a impressora, todas têm a limitação de atender apenas a uma solicitação de job (trabalho) por vez. Às vezes não dá conta de realizar uma impressão e, presa a esse trabalho, provoca atrasos em todas as tarefas enfileiradas.

Solução


É possível que um trabalho tenha ocupado toda a memória da impressora ou um documento está configurado para ser impresso em determinado tipo de papel sem que este esteja na bandeja da máquina. Também pode ser que a máquina esteja sem papel - sim, isto acontece!

Não sendo a falta de papel o problema, talvez o documento enviado seja pesado demais - como arquivos escaneados em PDF. Nesse caso, a fila de impressão pode travar e impedir que qualquer outro documento ocupando lugar posterior na fila seja impresso. Para resolver o problema, basta encerrar o processo "spooler".

Se for uma impressora dedicada, conectada diretamente em seu PC, basta interferir no painel de controle (sistemas Windows) ou nos Utilitários de Impressão de máquinas munidas com SOs Apple e cancelar a ordem de impressão. Já as impressoras de rede atendem a várias solicitações e as listam para aos usuários, esses, porém, não podem interferir em jobs que não sejam seus. Vale contatar os analistas de suporte para resolver a questão.

Fila de impressão

Problemas com a tinta ou toner


Fato é que estes matérias são feitos para gravar, secar e permanecer. No papel, certo? E o que fazer quando caí no chão, nas mãos ou naquela camisa nova branquinha? Veja!

Toner


Ao derramar, seque o local em que caiu e NÃO inale o toner. Para remover é preferível usar produtos de limpeza normais a água. Evite usar um aspirador de pó, pois o pó é muito fino, pode vazar por outros cantos do aspirador. Existem aspiradores especialmente desenvolvidos para sugar toner. Eles trazem bicos que permitem alcançar cantos remotos dentro de impressoras e de mesas e em casos de superfícies lisas, use toalhas de papel ou panos especiais (que atraem estaticamente o toner) e jogue em sacos de plástico bem fechados.

Tinta


Caso deixar cair em uma superfície lisa, seque a tinta com um pano ou lenço absorventes. Em seguida use um produto de limpeza para remover eventuais manchas, sempre de acordo com a superfície específica. Se a tinta caiu na pele seque a tinta em excesso e continue lavando a pele com o sabonete, pode demorar... mas vai sair!

Agora o pesadelo de todas as donas de casa: tinta em tecidos ou no carpete! A receita chama-se água e sabão. Faça movimentos verticais, não desenhe em círculos nem de um lado para o outro. Nos dois casos você estará espalhando a tinta pelas fibras do tapete no lugar de removê-las.

No interior da impressora


Quando isso acontecer, se prepare: é um trabalho difícil e o resultado não é garantido. Desligue a impressora se for possível (alguns modelos somente permitem acesso à área de cartuchos quando ligadas). Se este for o caso, mantenha a máquina ligada até retirar os reservatórios de tinta. Mas vale pensar se remover o cartucho não vai causar mais danos que se deixá-lo por hora onde está. Se optar por remover, tenha em mãos um recipiente para acomodá-los.

Com um pano seque o máximo de tinta que conseguir. Use tecido que não solte fiapos umedecido com álcool. Cuidado para não deixar nada preso no interior da impressora. Depois disto faça um teste de impressão e procure por evidências de tinta por toda a folha.

Queda de energia elétrica durante uma impressão


Aqui está uma solução fácil: desligue a máquina, pois não queremos que o processo de impressão recomece enquanto você remove a folha parcialmente impressa, religue a impressora e observe se há mensagens de erro ou sons estranhos que possam indicar danos internos.

As impressoras laser exigem que você leia as instruções de como remover o tonner que ficou preso entre o cartucho e a cabeça de impressão. Já os modelos que de tinta demandam que os cartuchos sejam limpos antes de continuar o processo de print. Antes de continuar a imprimir o documento, realize um teste para verificar que está tudo bem com a máquina. Vale lembrar que tudo isso pode ser evitado com a instalação de um no-break na impressora.


Imprimindo em papel fotográfico

Imprimindo do lado certo em papel fotográfico


Papel fotográfico tem um lado correto que absorve tinta. Nada pior do que juntar a ansiedade de ver ter a foto em mãos e o desapontamento de ter colocado a folha do lado inverso! Mas calma que tudo tem jeito. Se der tempo, cancele a impressão (principalmente se estiver imprimindo uma série de fotos), retire cuidadosamente as folhas de papel da impressora evitando que a tinta escorra e jogue tudo no lixo. Sim: pode ir se despedindo do papel e da tinta caríssima. Da próxima vez, certifique-se de ter inserido o papel do lado indicado no manual da impressora. E para não correr risco, faça um traço na folha de sulfite, verifique a posição que colocou na impressora. Com base no traço que você fez, é possível saber a posição correta para colocar o papel.