CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS - LASER, JATO DE TINTA E MATRICIAL, MULTIFUNCIONAL E LASER COLORIDA

CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS - LASER, JATO DE TINTA E MATRICIAL, MULTIFUNCIONAL E LASER COLORIDA

Artigos

Qual tipo de impressora devo comprar? Parte II


Impressora Multifuncional x Laser Colorida ou outras?


Impressora Multifuncional


Samsung SCX 4200

Uma impressora multifuncional como o próprio nome já diz tem várias funções - as mais comuns são cópia, digitalização, impressão e envio de fax - em apenas um equipamento. Logicamente, a qualidade destas funções é menor do que a qualidade de um equipamento específico, mas para trabalhos de escritório e pessoais é suficiente.

As vantagens de ter uma multifuncional são economia de espaço, de energia, de preço (comparado com a compra de todos os equipamentos em separados) e uma instalação simples, sem muitos cabos ou softwares.

E antes de adquirir uma multifuncional, você deve se perguntar que funções irá utilizar com mais e menos freqüência. E opte pelo modelo que melhor atender às suas necessidades, tendo em mente também que algumas unidades não contêm todas as quatro funções comuns aos dispositivos multifuncionais (cópia, digitalização, impressão e envio de fax) e que vale a pena pagar mais pela velocidade, afinal uma multifuncional devagar é frustrante.


Lexmark X1250

E outra função interessante é a de reconhecimento de texto onde a impressora capta o texto presente numa imagem digitalizada e transforma em textos editáveis.

As multifuncionais utilizam normalmente um ou dois tipos de impressão: jato de tinta ou laser. Se você precisar de impressão colorida, deverá escolher um modelo jato de tinta. Unidades a laser produzem uma qualidade de saída superior, mas a maior parte delas só imprime em preto e branco. Modelos que imprimem colorido com tecnologia a laser são bastante caros. E o mesmo se aplica no caso de cópias ou digitalizações.



Impressora Laser Colorida


Samsung CLP 300 XAA
A diferença entre esta impressora e a impressora laser preto e branco, além de obviamente imprimir em cores é que as de laser coloridas são relativamente mais lentas, mas mesmo assim podem imprimir mais de 100 páginas por minuto.

Para imprimir em cores, os fabricantes podem se utilizar de vários métodos, como aplicar um toner de cada cor por vez ou mesmo combinar todas as cores em um recipiente provisório para então aplicá-las de uma só vez no papel. Como o trabalho com cores nas impressoras a laser é mais complexo, esse tipo de equipamento tem preço muito maior se comparado às impressoras que imprimem apenas na cor preta. Estas impressoras a laser de alta velocidade são usadas geralmente para impressões de grande quantidade, como contas de cartão de crédito, etc.


Outros tipos de impressora


Embora as impressoras matriciais, a jato de tinta e a laser sejam as mais comuns, há várias tecnologias de impressão disponíveis no mercado. A seguir, algumas delas:

Impressora de tinta sólida


É mais utilizada no ambiente industrial. Como o nome indica, sua tinta é formada por um tipo de bloco sólido. Na impressão, a tinta a ser usada passa por um processo denominado mudança de fase (phase change), onde é derretida para ser aplicada ao papel. Sua fixação neste último é feita através de um fusor, assim como acontece nas impressoras a laser;

Impressoras de sublimação de tinta


É muito usada em aplicações que envolvem artes gráficas, e tem um modo de funcionamento bastante interessante: utiliza filmes que trabalham com as cores CMYK. Um processo de aquecimento faz com que esse material se transforme em gás e "grude" no papel para então se fixar. Em geral, esse padrão de impressora requer um tipo de papel especialmente preparado para este fim;

Impressora de cera térmica


Tem funcionamento parecido à tecnologia de sublimação de tinta e, por utilizar cera, se parece até mesmo com as impressoras de tinta sólida. Para a impressão ser gerada, uma espécie de fita contendo cilindros com as cores do esquema CMYK em cera passa por uma cabeça contendo uma série de pinos. Estes fazem com que a cera derreta e se fixe no papel. Esse tipo de impressora é muito utilizado em transparências profissionais;

Plotters


É capaz de lidar com impressões com alta qualidade gráfica e de dimensões grandes. No mercado, há vários tipos de plotters, mas, basicamente, há dois tipos mais comuns: plotters de corte e plotters de impressão, além de plotters que combinam ambas as categorias. Os plotters de corte apenas trabalham recortando desenhos em papéis especiais, sendo útil para trabalhos de adesivação, por exemplo. Por sua vez, os plotters de impressão são capazes de imprimir em materiais de grandes dimensões, como cartazes e plantas industriais. Neste caso, geralmente o plotter utiliza uma tecnologia de impressão a jato de tinta.


Veja a primeira parte deste artigo aqui!