CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS - LASER, JATO DE TINTA E MATRICIAL, MULTIFUNCIONAL E LASER COLORIDA

CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS - LASER, JATO DE TINTA E MATRICIAL, MULTIFUNCIONAL E LASER COLORIDA

Artigos

Qual tipo de impressora devo comprar? Parte I


Impressora Laser x Jato de Tinta x Matricial


Vantagens de uma impressora laser


HP 1018

As principais vantagens das impressoras a laser são a velocidade, a precisão e a economia. Um laser pode se mover bem mais rápido, que uma impressora a jato de tinta. E como o raio laser tem um diâmetro invariável, pode desenhar com mais precisão, sem espirrar excesso de tinta.

As impressoras a laser tendem a ser mais caras do que as impressoras a jato de tinta, mas seu custo de funcionamento é inferior. O pó de toner é barato e dura mais tempo, ao passo que você esgota os caros cartuchos de tinta muito rápido. É por isso que os escritórios costumam usar uma impressora a laser para impressão de longos documentos de texto.



Vantagens de uma impressora jato de Tinta


HP 3845
Uma impressora a jato de tinta é qualquer impressora que lança pequenas gotículas de tinta sobre o papel para criar uma imagem.

Elas são baratas - custam menos do que uma impressora a laser preta-e-branca, e muito menos do que uma impressora a laser colorida - e são relativamente leves e compactas. É normal encontrar impressoras de baixo custo, porque o real lucro dos fabricantes fica por conta dos suprimentos que você irá comprar.

Nela você pode imprimir imagens de boa qualidade (com ajuda de um papel especial), só que a impressão é mais lenta e sai ligeiramente molhada e pode precisar de tempo para secar. Não é projetada para impressão em alto volume, devido ao custo da tinta, executando uma impressora jato de tinta ao longo do tempo é mais caro que uma impressora a laser.

Vantagens de uma impressora matricial


LX-300.jpg
Esta foi um dos primeiros tipos de impressora lançadas no mercado e que atualmente está em desuso por causa das novas tecnologias de impressão. Ainda é possível encontrar impressoras matriciais em uso em vários estabelecimentos, já que elas são bastante duráveis, têm baixo custo em relação aos seus suprimentos se mostram úteis para a impressão de documentos baseados apenas em texto ou que necessitam de cópias. Isso porque o impacto gerado pela cabeça de impressão é suficiente para que seja possível a aplicação de papel carbono, recurso útil, por exemplo, na impressão de notas fiscais.

Por utilizar um esquema de impacto sobre uma fita com tinta (que são baratas e, geralmente, bastante duráveis), as impressoras matriciais não são boas para trabalhar com várias cores, já que, para cada cor, é necessário ter uma fita ou, ainda, ter uma fita que se divide em várias cores. Mesmo assim, a fidelidade das cores é bastante limitada, razão pela qual se convencionou a utilizar apenas a cor preta.

Por outro lado, as impressoras matriciais são barulhentas e, quase sempre, lentas no que refere ao tempo de impressão. Isso faz com que seu uso seja inviável em ambientes que exigem silêncio - bibliotecas, por exemplo. Além disso, a qualidade das impressões é limitada, já que elas não conseguem trabalhar com resoluções altas.



Continue a ler sobre o assunto aqui!