CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS - LASER, JATO DE TINTA E MATRICIAL, MULTIFUNCIONAL E LASER COLORIDA

CURSO DE MANUTENÇÃO DE IMPRESSORAS - LASER, JATO DE TINTA E MATRICIAL, MULTIFUNCIONAL E LASER COLORIDA

Artigos

Dicas de como limpar sua impressora


Limpeza de Impressora
As impressoras, assim como qualquer equipamento, também apresentam defeitos, sendo que 90% dos problemas ocorrem por causa de sujeira. Dependendo do tipo de impressora que você possui, talvez não seja necessário fazer muita coisa já que a própria impressora se encarrega de cuidar dela mesma. Mas se você usa uma impressora a laser ou a jato de tinta é preciso realizar alguns procedimentos de limpeza.

Além disso, há algumas partes complicadas que podem vir a precisar de uma manutenção ocasional, como os bicos microscópicos das impressoras a jato de tinta e os espelhos e rolos das impressoras a laser.

Independente disso, o fato é que limpar sua impressora (quando necessário) prolongará sua vida útil, lhe dará impressões de melhor qualidade e permitirá que você consiga imprimir o número máximo de páginas de seu cartucho de tinta.

E se considerarmos o custo do cartucho de tinta, manter sua impressora funcionando de maneira eficiente é algo que pode fazer você economizar bastante dinheiro. Por isso, resolvemos publicar este artigo dando dicas de como limpar sua impressora. Confira:

Limpeza interna


Impressora Aberta
Todas as impressoras a jato de tinta produzem um pequeno volume de resíduo de tinta que pode acumular-se no interior da impressora. Isso é normal. Não limpe mais nada dentro da impressora, a menos que seja especificamente instruído a fazê-lo. Cuidado para não tocar a haste do carro ou a cinta codificadora. Mantenha líquidos longe do interior da impressora.

Não limpe ou lubrifique a haste do carro. Sua limpeza ou lubrificação pode reduzir sua vida útil. A tinta presente na haste não dificultará o funcionamento do produto. É normal ouvir um ruído quando o compartimento se move de um lado para outro.

Limpeza da cabeça de impressão


A cabeça de impressão é a parte de uma impressora a jato de tinta que contém todos os pequenos orifícios que pulverizam a tinta no papel. Se a cabeça de impressão estiver muito suja ou entupida, sua impressão sairá com péssima qualidade - algumas cores podem não imprimir corretamente, ou podem aparecer faixas e linhas estranhas na impressão.

Felizmente, as impressoras modernas fazem um bom trabalho para assegurar que você raramente, ou talvez nunca, precise limpar manualmente a cabeça de impressão, pois são projetadas para limpar o seu interior sozinho. Entre os trabalhos de impressão, o carro de impressão (que segura o cartucho) acopla-se automaticamente em um lugar longe do caminho do papel. Esse processo realiza duas coisas: protege os cartuchos de tinta e as cabeças de impressão da poeira e detritos aumentando a vida útil dos cartuchos e também serve como uma estação de limpeza entre os trabalhos de impressão.

O processo de manutenção da cabeça de impressão é onde acontece a remoção de tinta velha ou morta, além deixar tudo preparado para a impressão. Ao passar por este processo, a sua impressora está pronta para obter o melhor desempenho.

E se você acha que precisa limpar sua impressora além do processo de limpeza automático, há algumas maneiras de fazer isso. O software do driver que vem junto com a sua impressora deve ter um ciclo de limpeza ou manutenção que você pode ativar. Dê uma olhada no manual da impressora para maiores detalhes. E atente-se aos materiais que irá utilizar para não danificar a impressora.

Se os orifícios de impressão estiverem obstruídos ou as engrenagens estiverem muito "impregnadas", será preciso um processo de limpeza mais avançado, de preferência por pessoas especializadas.

Limpeza dos bicos de tinta da sua impressora


Limpeza Bico de Impressão
Se a impressora ficar sem uso durante muito tempo, a tinta pode secar e os bicos podem  entupir. Outro fator que também pode causar o entupimento é o uso de tintas inferiores, pois a maioria não tem a tecnologia correta para fluir através de bicos extremamente estreitos encontradas nas impressoras jato de tinta de alta resolução, por exemplo.

Quando você achar que é preciso limpar os bicos, pode experimentar vários e diferentes tipos de procedimentos. O mesmo ciclo de limpeza que você usou para a cabeça de impressão pode ser usado para os bicos. Além disso, verifique se você está usando o cartucho de tinta correto para os bicos da sua impressora. Novos bicos podem ser adquiridos - e certamente não estarão obstruídos.

Entupimentos mais sérios podem ser limpos com álcool isopropílico e a execução de outro ciclo de limpeza. Há kits que forçarão o álcool através dos bicos para limpá-los, embora algumas pessoas tenham obtido sucesso usando um conta-gotas ou uma seringa para aplicar o álcool, ou ainda enchendo um cartucho velho com álcool e executando um ciclo de limpeza, esses não são procedimentos "oficiais" de limpeza e por isso é preciso ter ainda mais cuidado. Eles podem estragar a sua impressora ou invalidar a  garantia.

A melhor forma de manter a sua impressora funcionando sem problemas é evitar ter de recorrer a medidas drásticas de limpeza fazendo sempre a manutenção adequada.

Exterior da impressora


As impressoras a jato de tinta imprimem borrifando uma fina névoa de tinta no papel através da cabeça de impressão. Em algumas situações, pequenos volumes de tinta do processo de impressão podem se depositar no gabinete da impressora e se tornar visíveis com o passar do tempo. Se esta situação ocorrer, o exterior da impressora pode ser limpo com um pano macio que não solte fiapos, umedecido com água limpa para remover depósitos de tinta, poeira, manchas e impressões digitais. Sabão e detergentes de limpeza são desnecessários e não devem ser usados. Não use produtos de limpeza fortes, pois eles podem danificar o acabamento do gabinete da impressora.

Limpeza das impressoras multifuncionais


Impressora Multifuncional
Em questão da impressora em si, as regras são as mesmas já vistas. A única diferença é a parte do scanner/copiadora, para limpar esta região é recomendado passar apenas um pano que não solte fiapos ou papel macio para retirar as marcas de dedos e o pó. Caso tenha uma sujeira mais difícil, utilize o pano ou papel úmido. Jamais utilize produtos abrasivos, pois se manchar ou riscar a superfície, a qualidade de suas digitalizações e cópias pode ficar comprometida.